segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sinanju MG - Parte 01

Depois de algum tempo sem dar sinal de vida, tendo em vista o momento de mudança que estou passando, volto agora para mostrar um pouco de como anda o processo de construção do meu Sinanju MG TT. Gostaria de ante-mão agradecer especialmente ao Ex Sentinel, pelo seu vício e consumismo incansável, e o Pocke, por ter se aventurado no processo de construção desse mesmo modelo. Tá aí a página do respectivo: http://gunplas.blogspot.com.br/2012/04/1100-mg-sinanjutt-hongli.html?showComment=1337039741226#c7490659344867116562.

Após peças devidamente cortadas com alicate grosso, aparadas a maioria das rebabas com o alicate fino, e ter lixado TODAS as peças do frame externo e algumas do interno, além de várias semanas de estudo do manual e de como fazer um esquema legal mas que também fosse diferente, vamos ao início dos trabalhos propriamente dito.

Tenho que confessar uma coisa: eu não aguento ficar tirando foto e pintando ao mesmo tempo. Então, talvez faltem algumas poucas imagens do processo em si.

   
           Aqui as peças previamente em fase de separação por funcionlidade (cor).




Mesas de cirurgia...

Finalmente compreendi o que meu amigo Gundamaster quis dizer quando comentou sobrea beleza do uso da tinta "gunmetal". Nossa, o resultado realmente é fantástico e difícil de ser expresso em imagens. O melhor são os diversos efeitos que se podem dar pintando uma base de fundo, culminando em diferentes resultados.

Optei por usar o "gunmetal" em articulações e outros:



Adicionando também o "crome/silver" em outro grupo de peças, além de fazerem pares em algumas combinações:


Não posso dizer que as peças da Hongli são excelentes cópias, mas também não seria justo falar que são um lixo. Diria que são medianas em sua grande maioria... mas aqui ou ali aparecem umas que dá vontade de "jogar no mato"...


Me mostre uma peça da Bandai com um furo no meio!...



Essas duas últimas imagens mostram peças com uma pintura ruim. Elas foram retardatárias. Primeiro pintei uma grande maioria com o "crome/silver", em seguida mais uma leva com o "gunmetal". Durante o processo de uso das tintas no aerógrafo a recomendação é começar com cores mais claras e em seguida as mais escuras. Tendo feito isso, percebi que faltaram essas peças, então pintei novamente o "crome/silver" e depois o "gunmetal". O resultado foi esse. A tinta ficou mais áspera e dá pra perceber a falta de brilho em ambas as peças com tintas diferentes. Que pena. Ainda bem que são escondidas...

E vamos para a parte mais legal:


Poxa, tava louco pra usar as tintas clear! Muito show o efeito! Favor considerarem que são 17:00 horas, sol não ajudando, nem o flash... Caramba, achei fantástico, e o melhor é que se pode dosar também a intensidade do efeito, deixando mais claro ou o tom mais forte mesmo. Muito bom! E é claro, a base de fundo mais uma vez é importantíssima! Em breve, maiores exemplos disto.



Resultado da combinação de várias peças pintadas: Muito duro! Nossa, foi um sofrimento fazer esses movimentos. Tenho que lembrar de proteger os encaixes e pinos nas futuras peças... Também há de se ter cuidado com o manuseamento, pois além de perder o brilho, a tinta prata sai mais fácil que as outras. A "gunmetal" já é mais resistente.

Bem, resultado final: foi fantástico usar novos materiais (pelo menos para mim), e poder trabalhar com diversas técnicas ou pelo menos aprendê-las para próximas etapas. Há ainda mais a se aperfeiçoar, mas isso só com tempo e dedicação mesmo.

As ferramentas de hoje foram:

Clips: Maravilha da humanidade, simples e prático. Quantas fitas adesivas eu gastei e palitos de churrasco...


Aerógrafo e Hand Grip Filter: Pintura com maior qualidade e possibilidade; filtro.


Tintas Crome/Silver, Clear Blue e GunMetal: Excelentes. Uso tamiya, mas também pegarei outras para testar.


Por enquanto é isso pessoal. Agora com mais tempo, posso me dedicar mais ao meu outro amor - modelismo! Em breve maiores atualizações! Aguardo comentários.

Sieg Zion!



<Sinanju MG                                                                                                         Sinanju MG - Parte 02>


3 comentários:

Gundam Brasil disse...

cara ficou absurdo de loko esse esquema de cor, como gostaria de ter mais pratica no aero, e a falta de material e o desanimo estao me deixando muito chateado, estou animado para ver esse kit finalizado, esses detalhes em azul claro ficou loko d mais,preciso de mais aulas sobre dosagem das tintas e assim me animar para fazer os meus trabalhos.... tenho muita coisa pela frente... e valeu por citar meu nome....

Pockefreeman disse...

ta muito lindo!

Adorei o efeito de cores do frame interno. Até me ainmou de desmontar o meu todinho e tentar o efeito do gunmetal que o voce e o Gundam Master me apresentaram.

Ótimo trabalho maninho.
Estamos acompanhando.

Unknown disse...

Lucas:

Também achei que está ficando legal. Essa prática que você diz, só vem com o uso continuo mesmo, cada novo trabalhoé umnovo aprendizado, e ainda temos muito a aprender. Em breve atualização.

Pocke:

Valeu. Eu sou do tipo que gosta de pintar o frame interno, por isso que acho ruim comprar um kit já montado... desmontar é muito difícil e corre o risco de quebrar... mas quando se quer, se consegue.

Valeu pessoal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...